terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Nigéria. Greve geral prossegue, novas negociações



A greve geral iniciada no inicio da semana, 10, na Nigéria vai continuar, uma vez que foram suspensas as negociações entre o presidente, Goodluck Jonathan, e os sindicatos, tendo sido retomadas no dia 14, confirmou fonte sindical.

“Ainda não terminámos as discussões, mas têm sido frutuosas (…) e devemos retomá-las no dia 14.01.12”, disse aos jornalistas Abdulwahed Omar, presidente do Congresso dos Trabalhadores da Nigéria (NLC), adiantando que a greve geral contra o aumento dos combustíveis se mantém até haver um acordo.

Na reunião do 12 entre o presidente Jonathan e os dirigentes das duas principais centrais sindicais do país (NCL e TUC), surgiram os primeiros indícios de diálogo desde o início do processo.

Os sindicatos do setor petrolífero da Nigéria ameaçaram também suspender a produção a partir do dia 15, em apoio à greve geral que paralisa o país desde o dia 10.

No passado dia 01, o governo aboliu de surpresa os subsídios aos combustíveis, o que levou à duplicação do preço da gasolina, penalizando os mais pobres, por causa dos transportes e da eletricidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário